sexta-feira, 26 de abril de 2013

Princípios do Culto Cristão - Regulado e Restrito, Descente e com Ordem


1 Coríntios: 14. 40. "Mas faça-se tudo decentemente e com ordem."
Josué: 8. 30,31b. "Então Josué edificou um altar ao Senhor Deus de Israel, no monte Ebal, como Moisés, servo do Senhor, ordenara aos filhos de Israel, conforme o que está escrito no livro da lei de Moisés..."

O ato de adorar ao Senhor, publicamente, em solene convocação do Seu Povo e Igreja
, não é um ato meramente social e encerrado dentre as coisas que estão "sob o sol". Antes, "o Senhor está no Templo", habita Ele mesmo na reunião no Seu Povo e exibe ali, na pública convocação, para os olhos que já foram abertos pelo Espírito, coisas celestiais e maravilhosas que mesmo os Anjos anseiam contemplar (cf. Mt. 18:20; Jo. 20:19; At. 4:31; 1 Cor. 3:16; Ef. 2:19-22; Hb.12:22; 1 Pd. 1.12; 1 Cor. 11:10; Sl. 11:4; Sl. 29:9). A graça e misericórdia de nosso Senhor, para glória do Seu próprio Nome, deu a fiel Palavra aos Seus ministros e pregadores para levantarem-se, geração após geração, convocando todos que O amam e temem a aperceberem-se desta espiritual e sublime natureza do Culto, honrando o Nome do Senhor ali, quando recebem do pão da vida para vivificação de suas almas.
Mas, exatamente como procederemos para honrar o nome do Senhor e adorá-lO de uma forma agradável a Ele, nosso amado Rei e Salvador? O que tem os Seus mandamentos e os guarda, com misericórdia e justiça, será amado pelo Senhor; o que confessa a Cristo Jesus, e não nega que o Senhor veio em carne ao mundo para, sendo em tudo perfeito, dar sua vida para nos salvar, o Justo pelos injustos, conhece a Verdade.
Porém, como guardar os mandamentos do Senhor e confessá-lO no Culto? Fazendo e ensinando tudo conforme a Palavra do Senhor, o Livro da sua Lei, a Escritura Sagrada estabelece. A Escritura ordena que o Culto deve ser ordeiro, bem organizado, solene e cheio de reverência; vivo e impressionante, não pelo que os homens podem fazer, mas pelo poder de Deus e pela Sua Palavra. Não é lícito introduzir no Culto o que visa agradar aos homens, ou artificialmente movê-los e afetá-los nas suas afeições carnais. Não nos admoesta a isto o Apóstolo Paulo no décimo-quarto capítulo da Epístola aos Coríntios? O Apóstolo ali nos ensina que o conhecimento de Deus levando-nos a honrá-lO como Santo e Benigno, "de paz" e "de ordem", é determinante, restritivo, sobre o Culto - mais importante que os impulsos e desejos humanos, mesmo os de verdadeira origem no Espírito de Deus, que atuava sobre os Profetas. Prestar Culto ao Senhor usando de qualquer coisa que fuja às restrições impostas pela Sua Palavra é idolatria e desonra, vergonha e maldição. O que a Escritura comanda OBRIGATORIAMENTE deve nos bastar, porque a Escritura é suficiente para fazer o Cristão completamente apto para toda boa obra.
Portanto, não sejamos enganados pelo nosso vão coração. A cada prática que aprendemos e mantemos por mera tradição, levantemos inquirição: está assim na Escritura? Era assim que nosso Senhor e os apóstolos cultuavam e ensinaram aos discípulos subsequentes? Tudo o que Deus comandou, façamos; o que a imaginação humana inventa, rejeitemos. Confessemos ao nosso Senhor com nossos lábios e com um caminhar irrepreensível em todas as coisas, inclusive, claro, na administração e vida de Sua Igreja. Sejamos gratos que Ele, desde o século XIX, fez chegar a Igreja Puritana, pela herança da Reforma, este necessário Testemunho e ensino, que nos desperta zelo e amor pela Pureza do Culto ao Senhor, com estrito apelo às Escrituras; e oremos dia e noite para que o Senhor dê humildade e discernimento aos que se chamam pelo Seu Nome, iluminando mais e mais homens que anseiam pela Sua Glória somente, edificando Sua Igreja a contemplar a Cristo Jesus, em quem e por quem somente, na Justiça dEle e não por nada que haja em nós, nosso Culto é aceito por Deus. Eis que contemplando-O, com nossa alma movida de amores e a consciência cheia de vergonha, mui mais facilmente dobraremos nossa dura cerviz, para que Ele comande também sobre a forma, conteúdo e vigor espiritual de todo o Culto que rendemos em Seu Nome.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Igreja Puritana Reformada To whom honor, honor: Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki